Som ambiente para loja: Conheça os principais sistemas

Escolher o melhor som ambiente para loja pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Não estou falando só das músicas de fundo para a loja, estou falando também da qualidade do sistema de som e como ele pode influenciar diretamente no bom rendimento do seu marketing neurolinguístico (é isso que está fazendo quando mexe com os sentidos do seu cliente para conseguir uma venda).

Imagina que o seu cliente está entrando na loja e escuta uma música que ele gosta muito. Rapidamente se anima, começa a saltear e olhar as roupas: Ele realmente está com vontade de comprar.

Mas, de repente a música para de tocar. Claro que instantaneamente ele não vai largar tudo e ir embora, mas em um primeiro momento ele reclamará. 2 ou 3 minutos depois já estará desanimado e pode até comprar alguma peça, mas deixará outras pelo caminho.

Conheça os prós e contras dos 4 principais sistemas de som ambiente para loja

Então, para que isso não aconteça, ou melhor, para que você reduza ao máximo os riscos, te apresentarei agora, os principais sistemas de som ambiente para loja.

Pode ser que esteja pouco familiarizado com eles, então farei um breve comentário sobre cada um e em seguida citarei as vantagens e desvantagens para que possa escolher o que mais se adequa ao seu negócio, ok?

Sistemas baseados em computador

Esse é o tipo mais básico de sistema de áudio comercial. Aqui ocorre como se você tivesse levado o seu próprio computador para a loja e colocasse a playlist pelo Windows Media player. A “dificuldade” é só conectar o sistema a saída de som.

Vantagens:
– Sem custo de hardware (Se você tiver um PC)
– Rápido e fácil de implementar (Como falei, é como se colocasse para tocar pelo Windows Media Player)

Desvantagens:
– A música do PC vai ocupar parte do seu processador durante todo o tempo, então, se vier a travar, o mesmo acontecerá com a música.
– Esse é o menos confiável de todos os sistemas
– A maior parte das lojas não tem um computador para destinar apenas a essa função

Sistemas de Streaming de internet

Ter um bom sistema de som ambiente para loja pode trazer mais qualidade para o seu sistema interno de áudio.

Essa maneira de ouvir música está se tornando muito popular em todo o mundo. Isso ocorre porque é uma forma simples de manter os direitos autorais intactos e fazer com que as pessoas escutem as músicas sem precisar baixar ou pagar caro por isso.

Falando especificamente do som ambiente para loja. Existe um hardware que é muito utilizado chamado Internet Streaming Player. Ele se conectar a um serviço comercial pela internet utilizando conexão de banda larga (Cabo ou DSL).

Quando conectado, o Streaming Player vai transmitir para o seu sistema de som, oferecendo uma variedade de opções como programar diversas playlists e o horário em que cada uma vai começar a tocar.

Vantagens:
– Equipamento de baixo custo
– Fácil de instalar
– Variedades de músicas
– Gerenciamento centralizado na interface do site (em outras palavras, você pode gerenciar vários locais pelo mesmo computador).

Desvantagens:
– A conexão precisa ser de alta qualidade
– O fluxo de música está a mercê da qualidade da conexão

Sistema de streaming baseados em satélites

Esse sistema utiliza um receptor de satélite conectado a uma antena montada na parte externa do edifício. Após a antena ser instalada, o fluxo de informação flui instantaneamente para o receptor.

Vantagens:
– Não precisa de conexão com a internet (receptor se comunica diretamente com o satélite)
– Excelente programação
– Grande variedade de conteúdo
– O serviço é muito confiável e a antena funciona bem mesmo quando o clima não é dos melhores.

Sistema de armazenamento e encaminhamento de músicas

Para finalizar o artigo de hoje, temos o sistema de armazenamento. Esse sistema de som ambiente de loja toca as músicas salvas em um disco rígido que fica dentro de um reprodutor físico (algo parecido com um DVD).

Vantagens:
– Flexibilidade musical
– Listas de reprodução que também estão nos melhores aplicativos de música
– Integrado para reproduzir mensagens
– Muito fácil de instalar

Desvantagens:
– Alto custo de equipamento
– Alto custo mensal

Agora é só escolher o que mais combina com a sua necessidade.

Espero que tenha gostado do artigo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *